O turismo em Campina Grande vive mais um momento histórico. Finalmente, após 23 anos de espera, entrará em funcionamento o Conselho Municipal de Turismo, numa iniciativa do prefeito Romero Rodrigues em prol do desenvolvimento turístico local.
A definitiva implantação do Conselho foi confirmada durante reunião realizada na noite dessa terça-feira, 11, na Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, num encontro que contou com a presença de autoridades municipais e representantes de todos os segmentos do setor turístico.
O Conselho Municipal de Turismo foi instituído graças a uma lei municipal de 1994, mas só agora efetivamente entrará em funcionamento, tendo como grande objetivo contribuir para o desenvolvimento do turismo em Campina Grande.
Conforme determina o texto legal, o presidente do órgão será o próprio prefeito Romero Rodrigues.
Já o vice-presidente será indicado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Alberto Leite, devendo ocupar este cargo o ex-presidente da Associação Comercial, Álvaro Barros.
A direção contará, ainda, com 1º. e 2º. Secretários e 1º. e 2º. Tesoureiros.
De acordo com Álvaro Barros, o Conselho vai contar, no mínimo, com 25 membros, entre titulares e suplentes, mas este número deve ser ampliado, contemplado diversas instituições e órgãos ao fomento turístico que ainda não haviam sido criados na década de 90.
O mandato será de dois anos, com possibilidade de recondução pelo mesmo período. A meta da ampliação é ampliar a participação social no referido Conselho.
![](https://paraibaonline.com.br/wp-content/uploads/2017/07/turismo-campina2.jpg)
Foto: Codecom/CG
Nesta primeira reunião, ficou acertado que cada entidade enviará os nomes dos seus indicados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, devendo, logo em seguida, o prefeito Romero Rodrigues oficializar a relação de conselheiros e providenciar a posse de todos os seus integrantes.
A partir disso, Campina Grande seguirá o exemplo de outros municípios turísticos e vai aprofundar ainda mais o trabalho de desenvolvimento do seu potencial neste importante setor.
Segundo Álvaro Barros, o Conselho terá, entre outras metas, trabalhar pela instituição do Fundo Municipal de Turismo, com a destinação de mais recursos para o setor, além da união de todos os setores deste segmento econômico, os quais vão trabalhar em conjunto para que a cidade conquiste ainda mais espaços no cenário turístico brasileiro e internacional.