31/07/2017
Campina Grande está entre as 60 melhores cidades para se viver no Brasil Campina Grande está entre as 60 melhores cidades para se viver no Brasil


Campina Grande é a 57ª cidade do Brasil que apresenta os melhores índices em dimensões que vão de saúde a governança, de acordo com o ranking BCI100, produzido pelo escritório corporativo britânico Delta Economics & Finance para a publicação “América Economia Brasil”, que avalia um conjunto de 77 atributos das 100 grandes cidades do país.

Para chegar aos resultados, a pesquisa levou em consideração dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  levantamento do Censo 2010, dos Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no intuito de criar índices de tabulação e pontuação. Assim, fatores como população, PIB, governança e educação foram levados em conta. Na soma desses fatores, Campina Grande obteve 42,27 pontos.

O município paraibano tem uma população estimada de 402.912 habitantes. O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade é de R$ 5.339,76. O Índice de Desenvolvimento Humano do Município (IDHM) é de 0,720. No aspecto bem-estar, Campina Grande somou 2,06 pontos. Na dimensão governança, ela ficou com 17,38. Saúde, educação e domicílio ficaram com 5,39, 4,59 e 4,55 pontos, respectivamente.

A metodologia utilizada pelo BCI 100 levou em consideração todos os 5.564 municípios brasileiros para os quais existem informações socioeconômicas disponíveis, de fontes oficiais.

O objetivo fundamental do estudo BCI100 é consolidar diversos atributos e variáveis da cidade em um índice que permita medir as diversas dimensões do processo de desenvolvimento socioeconômico da cidade e seus habitantes, informa a Delta Economics & Finance.

Assim, ainda segundo a Delta Economics & Finance, a pesquisa tenta contribuir com os maiores centros habitacionais com índices detalhados e possibilitar uma reflexão sobre as diferenças existentes entre esses municípios e também fornecer dados que possam servir para nortear políticas públicas no futuro.






 
 
 

  Inscreva-se

Tudo pode estar disponível pra você, a qualquer hora do dia. Siga-nos e saiba das últimas informações sobre o Sindcampina.

  Veja também
  Contatos
  Sindcampina

Av. Manoel Tavares, 875 - Terreo - Alto Branco
Campina Grande - PB CEP 58.401-490.

Campina Grande - PB
Fone (83) 3341-1989