22/08/2018
TECHTUR 2018, conectando o consumidor e promovedor através de soluções inteligentes. TECHTUR 2018, conectando o consumidor e promovedor através de soluções inteligentes.

Nesta última quinta-feira (16), teve início o TECHTUR 2018 “Soluções inteligentes para o turismo”, que aconteceu no Centro de Convenções no Garden Hotel, em Campina Grande, promovido pelo SEBRAE Paraíba. O evento reuniu segmentos da rede hoteleira tradicional, hospedagem alternativa e domiciliar, alimentação fora do lar, empresas de eventos, agências de viagem online e receptivos para participarem de capacitações, seminários, oficinas e encontro de negócios , além de city tours e missões técnicas.

Com tema “Soluções para Destinos Turísticos Inteligentes” foram discutidas as formas de inclusão do mercado de games, softwares, aplicativos e outras soluções high tech na aproximação entre o consumidor turista e o destino, através de vários benefícios que incluíram: comodidade, agilidade e segurança nas transações de pagamentos, além de oferecer experiências cada vez mais personalizadas, elevando o nível de satisfação ao mesmo tempo que reduz despesas.

Mas o que são destinos inteligentes? São estruturas turísticas diferenciadas que facilitam a interação e integração do visitante antes, durante e depois, incrementando a qualidade de sua experiência com o destino por meio de metodologias e tecnologias inovadoras.

A palestra “SIMTUR e Gestão das Mídias Sociais e Promoção Inteligente”, que aconteceu entre às 14hs e 16hs do dia 16 de Agosto, teve como palestrante o Eduardo Mielke, doutor em Gestíon y Desarrollo Turístico Sostenible pela Universidad de Málaga (Espanha), Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná e Engenheiro Agrônomo. Ele possui 12 anos de experiência como professor de turismo em graduação e pós-graduação, sempre oportunizando a vivência prática da atividade turística dentro da perspectiva do desenvolvimento econômico. Desde 2004, atua como consultor de projetos de desenvolvimento turístico regional nas áreas de gestão do capital social para hotelaria, organização turística de base comunitária e responsabilidade socioambiental corporativa.

O objetivo da palestra foi impulsionar os gestores a estruturar a política e plano estratégico de turismo nos municípios visando a participação destes no Mapa do Turismo Nacional. Alguns pontos foram discutidos acerca do SIMTUR, que significa ‘Sistema Municipal de Turismo’ e trata-se de uma metodologia de trabalho que busca de forma prática fazer com que poder público, terceiro setor e iniciativa privada, trabalhem de forma integrada. O SIMTUR é uma engrenagem colaborativa de responsabilidade compartilhada ao Desenvolvimento Turístico das cidades.

Fonte: http://techturpb.com.br/